TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA APRESENTADA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS (1994-2008)

Autores

  • Claudia Cruz
  • Alessandra Marques
  • Roberval Silva
  • Samuel Cogan

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v5i1.109

Palavras-chave:

Teoria das Restrições. Bibliometria. Congresso Brasileiro de Custos.

Resumo

O objetivo principal da pesquisa em questão é analisar os trabalhos científicos com abordagem no tema Teoria das Restrições (TOC), apresentados no Congresso Brasileiro de Custos (CBC) de 1994 a 2008, por meio de um estudo bibliométrico. A TOC foi desenvolvida por Eliyahu Goldratt a partir dos anos 1970 para contribuir na resolução dos problemas de gestão e de controle de custos em ambientes fabris e na melhoria contínua no desempenho esperado de qualquer organização. Por meio de uma pesquisa documental nos 47 artigos sobre o tema apresentados em todas as edições do CBC, os resultados revelam que: a maioria dos trabalhos tinha dois autores; dois terços dos autores são do sexo masculino; as regiões Sudeste e Sul concentram 92,6% dos trabalhos; a Universidade Federal do Rio de Janeiro foi a instituição mais recorrente e os autores mais prolíficos foram: Samuel Cogan, Joanília Neide de Sales Cia e Anselmo Rocha Neto; os enfoques mais abordados buscaram comparar ou integrar as premissas da TOC com outros métodos de controle e gestão de custos; as estratégias de pesquisa mais adotadas foram pesquisa bibliográfica e estudo de caso; a maioria os trabalhos teve finalidade descritiva ou exclusivamente teórica; a média de referências por artigo foi 15,7 e a categoria referencial mais citada foi livros. A concentração das referências bibliográficas em livros, as limitadas consultas a periódicos, teses e dissertações e anais de congressos denotam um posicionamento conservador e convencional dos autores e um estágio incipiente das pesquisas com abordagem no tema Teoria das Restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Cruz, C., Marques, A., Silva, R., & Cogan, S. (2010). TEORIA DAS RESTRIÇÕES: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA APRESENTADA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS (1994-2008). ABCustos, 5(1), 154–178. https://doi.org/10.47179/abcustos.v5i1.109

Edição

Seção

Artigos e resenhas