PROPOSTA DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA APOIAR DECISÕES DE INVESTIMENTO EM EMPRESAS DA BOVESPA: A PERSPECTIVA DA MCDA-C

Sandro César Bortoluzzi, Sandra Rolim Ensslin, Leonardo Ensslin, Maurício Vasconcellos Leão Lyrio

Resumo


O presente artigo objetiva desenvolver um modelo de avaliação de desempenho econômico-financeiro com o fim de apoiar decisões de investimento em empresas participantes da BOVESPA. Este estudo exploratório é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como integrar as percepções de um decisor em um modelo de avaliação de desempenho com vistas a apoiar a seleção de empresas a investir? Apresenta-se a contribuição da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C), no sentido de levar em consideração a percepção do investidor na construção do modelo de avaliação e integrar os diversos indicadores para que se possa fazer uma avaliação global de desempenho. O modelo foi aplicado em uma sociedade anônima Positivo Informática S.A., gerando como resultado global um desempenho de 7 pontos em 2006 e 20 pontos em 2007, o que foi considerado um desempenho pouco competitivo, haja vista que um bom desempenho equivale a 100 pontos. Conclui-se que a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C) pode auxiliar na avaliação de desempenho econômico-financeiro por meio da integração dos indicadores e fornecer informações úteis para que o investidor possa tomar a decisão que melhor represente suas percepções.


Palavras-chave


Avaliação de Desempenho. Índices Contábeis. Decisões de Investimentos. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C).

Texto completo:

PDF


 

 

  Revista ABCustos - ISSN 1980-4814

  Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia