CUSTO-VOLUME-LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS

Flávia Zóboli Dalmácio, Luciene Laurett Rangel, Venina de Almeida Lopes, Aridelmo José Campanharo Teixeira

Resumo


Este artigo evidencia a aplicação de um modelo de análise de custo-volume-lucro em uma empresa prestadora de um mix de serviços, utilizando planilha eletrônica Microsoft Excel. A partir de um exemplo prático, é demonstrado como aplicar conceitos teóricos no acompanhamento do desempenho operacional de uma entidade seja ela, comercial, industrial ou prestadora de serviços, de pequeno ou de grande porte. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de simulador operacional, com o intuito de permitir que o gestor efetue, de forma simples e prática, a elaboração de um planejamento interno para controle de seus processos. Salienta-se que, apesar da existência de softwares mais sofisticados no mercado, a relação custo versus benefício para empresas de pequeno e de médio porte, é um fator limitante a ser considerado.


Palavras-chave


Custo. Volume. Lucro. Gestão. Empresa de serviços.

Texto completo:

PDF


 

 

  Revista ABCustos - ISSN 1980-4814

  Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia