CUSTO-VOLUME-LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS

Autores

  • Flávia Zóboli Dalmácio
  • Luciene Laurett Rangel
  • Venina de Almeida Lopes
  • Aridelmo José Campanharo Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i1.195

Palavras-chave:

Custo. Volume. Lucro. Gestão. Empresa de serviços.

Resumo

Este artigo evidencia a aplicação de um modelo de análise de custo-volume-lucro em uma empresa prestadora de um mix de serviços, utilizando planilha eletrônica Microsoft Excel. A partir de um exemplo prático, é demonstrado como aplicar conceitos teóricos no acompanhamento do desempenho operacional de uma entidade seja ela, comercial, industrial ou prestadora de serviços, de pequeno ou de grande porte. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de simulador operacional, com o intuito de permitir que o gestor efetue, de forma simples e prática, a elaboração de um planejamento interno para controle de seus processos. Salienta-se que, apesar da existência de softwares mais sofisticados no mercado, a relação custo versus benefício para empresas de pequeno e de médio porte, é um fator limitante a ser considerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-15

Como Citar

Dalmácio, F. Z., Rangel, L. L., Lopes, V. de A., & Teixeira, A. J. C. (2013). CUSTO-VOLUME-LUCRO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS. ABCustos, 8(1), 129–149. https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i1.195

Edição

Seção

Artigos e resenhas