UTILIZAÇÃO DO CUSTO-META NA FORMAÇÃO DE PREÇOS EM ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Jorge Eduardo Scarpin
  • Alzenir José de Vargas

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v9i1.223

Palavras-chave:

Custo Meta. Instituição de Ensino Superior Privado. Valor.

Resumo

A implantação de ferramentas estratégicas no processo de gestão das Instituições de Ensino Superior Privado vem passando por alterações significativas nos últimos anos, visto a expansão da oferta de vagas e a redução no número de alunos. A reestruturação dos sistemas de custos é considerada estratégica no atendimento das expectativas por parte dos acadêmicos em relação aos serviços oferecidos e aos preços cobrados. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância, na percepção dos acadêmicos, dos principais fatores geradores de custos que compõem o valor da mensalidade. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário estruturado, com uma amostra de cento e setenta e seis acadêmicos de três cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. Utilizou-se a análise descritiva identificando o resultado individual por curso e a média obtida entre eles. As descobertas destacam a importância significativa relacionada aos professores, estrutura de biblioteca, laboratórios, atendimento online e a realização de atividades complementares oferecidas pela instituição. As atividades consideradas pouco importantes estão relacionadas aos serviços complementares de livraria e restaurante universitário. O estudo possibilitou identificar os principais fatores considerados importantes na composição do custo repassado no valor da mensalidade. 

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Publicado

2014-01-12

Como Citar

Scarpin, J. E., & Vargas, A. J. de. (2014). UTILIZAÇÃO DO CUSTO-META NA FORMAÇÃO DE PREÇOS EM ENTIDADES PRESTADORAS DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. ABCustos, 9(1), 77–97. https://doi.org/10.47179/abcustos.v9i1.223

Edição

Seção

Artigos e resenhas