ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O MÉTODO CUSTEIO BASEADO NO MIX – CBMIX – E OUTROS MÉTODOS DE CUSTEIO

Autores

  • Leandro Torres Di Gregorio
  • Carlos Alberto Pereira Soares

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i3.242

Palavras-chave:

Gestão de Custos. Contabilidade de Custos. CBMIX - Custeio Baseado no Mix. Custeio pela Ausência. Custeio por Inferência.

Resumo

Neste artigo realizou-se um estudo comparativo entre o método CBMIX - Custeio Baseado no Mix - e outros métodos de custeio atuais, reiterando-se a importância do CBMIX como um método que permite, a partir de análises sobre diferentes cenários de produção, a distribuição dos custos e despesas indiretos aos produtos, sem a arbitrariedade típica de rateios tradicionais. Partindo-se de uma pesquisa bibliográfica sobre filosofias / métodos de custeio e da apresentação do método CBMIX, buscou-se aplicar o método AHP (Analytic Hierarchy Process) para comparar o desempenho de diferentes métodos de custeio frente às principais funções de custeio propostas: gestão dos processos, provisão de informações gerenciais e provisão de informações para a contabilidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-04

Como Citar

Gregorio, L. T. D., & Soares, C. A. P. (2013). ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O MÉTODO CUSTEIO BASEADO NO MIX – CBMIX – E OUTROS MÉTODOS DE CUSTEIO. ABCustos, 8(3), 26–50. https://doi.org/10.47179/abcustos.v8i3.242

Edição

Seção

Artigos e resenhas