CUSTOS DE PRODUÇÃO DE ARTIGOS TÊXTEIS E AVALIAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO DA FABRICAÇÃO APÓS A REORGANIZAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO

Autores

  • Marcelo Aguiar Baptista Universidade Católica de Petrópolis
  • Allan Jonathan da Silva Laboratório Nacional de Computação Científica; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Fabini Hoelz Bargas Alvarez Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i2.370

Palavras-chave:

Método de custeio ABC. Engenharia de Métodos. Terceirização.

Resumo

Com o crescimento da competitividade entre as empresas, é crucial que as decisões sejam amparadas por técnicas quantitativas. Quando se trata de encontrar alternativas para a redução do custo de produção de seus artigos, essas decisões podem impactar a própria sobrevivência da organização. Este trabalho desenvolve um estudo de técnicas de custeio e melhoria de processos aplicados a uma empresa do ramo têxtil. O objetivo é calcular o custo de produção interna de um certo produto e compará-lo com o preço da terceirização. Foram utilizados dados de produção dos anos 2013 e 2014, ano em que foram implementadas diversas melhorias no processo de produção de um determinado artigo têxtil. Observou-se uma significativa redução no custo unitário do produto após melhorias no arranjo físico, utilizando o método de custeio ABC, e conclui-se que é viável economicamente produzir o artigo internamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Aguiar Baptista, Universidade Católica de Petrópolis

Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Católica de Petrópolis.

Allan Jonathan da Silva, Laboratório Nacional de Computação Científica; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutorando em modelagem computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica e Professor de Estatística e Pesquisa Operacional no CEFET/RJ. Trabalha atualmente com modelagem de risco de crédito na Coordenação de Sistemas e Controle. Graduado em Eng. de Produção pela Universidade Católica de Petrópolis.

Fabini Hoelz Bargas Alvarez, Universidade Católica de Petrópolis

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Baptista, M. A., da Silva, A. J., & Alvarez, F. H. B. (2016). CUSTOS DE PRODUÇÃO DE ARTIGOS TÊXTEIS E AVALIAÇÃO DA POSSIBILIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO DA FABRICAÇÃO APÓS A REORGANIZAÇÃO DO ARRANJO FÍSICO. ABCustos, 11(2), 49–72. https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i2.370

Edição

Seção

Artigos e resenhas