AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS EM CUSTOS NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

Oscar Lopes da Silva, Romualdo Douglas Colauto, Daiane Pias Machado, Joyce Menezes da Fonseca Tonin, Marcela Caroline Sibim

Resumo


O objetivo geral desse estudo foi identificar as habilidades e competências presentes nas edições do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade da área temática de Contabilidade de Custos do período de 2012 a 2013. Diagnosticou-se, por meio de elementos críticos, se nas questões propostas no Exame de Suficiência avaliam Habilidades Conceituais, Procedimentais ou Atitudinais. Como base teórica utilizou-se a Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1974). O estudo classifica-se como descritivo; em relação ao problema a pesquisa é qualitativa. A população da pesquisa formou-se por quatro edições do Exame de Suficiência (2012 a 2013) compreendendo as questões da área temática de Contabilidade de Custos. Os resultados da pesquisa mostram que a vertente do Exame de Suficiência está mais associada ao que se deve saber; sendo mais avaliados nos saberes declarativos, ou seja, no desenvolvimento da memória, do raciocínio, o que conduz à construção do conhecimento. A análise dos acertos por habilidade permitiu concluir que na área de contabilidade de custos o aproveitamento foi regular para a Habilidade Conceitual e Habilidade Procedimental, sendo que a habilidade atitudinal não foi encontrada nessas edições do exame de suficiência.

Palavras-chave


Exame de Suficiência. Habilidades Conceituais. Habilidades Procedimentais. Habilidades Atitudinais. Taxonomia de Bloom.

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  Revista ABCustos - ISSN 1980-4814

  Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

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