INFLUÊNCIA DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO EM RELAÇÃO À CLASSIFICAÇÃO DE CLIENTES PARA PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE VENDA: O CASO DE UM COMÉRCIO VAREJISTA DE CALÇADOS E ACESSÓRIOS

Wellington Pereira Godinho Neto, Rosângela Venâncio Nunes, Charles Washington Costa de Assis, Rita de Cassia Fonseca, Nayana de Almeida Adriano

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar a influência do ciclo de vida do produto em relação à classificação de clientes para planejar estratégias de venda. A metodologia escolhida para a realização do trabalho foi baseada tanto no método científico dedutivo quanto no indutivo. A pesquisa adotada é de natureza qualitativa, pois se trata de um estudo de caso. No estudo, foi apontado o ciclo de vida de produtos da Meia Sola Acessórios de Moda, sua relação com o cliente e as decisões tomadas, baseadas no seu estudo. Percebeu-se que o ciclo de vida do produto está diretamente ligado ao lucro da empresa; assim sendo, sua análise é de fundamental relevância, pois uma percepção errada pode fazer com que a empresa deixe de vender ou alcançar determinado público. Nesse sentido, o estudo pode concluir que sua análise é necessária quando a organização realiza seu planejamento de marketing, pois, a partir de sua conexão com as classes sociais de seu público-alvo, pode aproveitar todos os seus estágios, incluindo o declínio, estágio mais crítico e menos aproveitado dos produtos.


Palavras-chave


Ciclo de vida do produto. Classificação de clientes. Gestão de resultados. Moda feminina.

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  Revista ABCustos - ISSN 1980-4814

  Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

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