CONTABILIDADE DE CUSTOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima Universidade Federal do Ceará
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Clayton Robson Moreira da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.428

Palavras-chave:

Educação. Universidades Brasileiras. Graduação em Administração. Custos.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil da disciplina de Contabilidade de Custos nos cursos de Administração das universidades brasileiras, a fim de identificar a estrutura, nomenclatura, metodologias, processo de avaliação, conteúdo programático e bibliografia, bem como comparar as semelhanças e particularidades dos resultados aqui alcançados com os obtidos em estudos anteriores. A pesquisa é de natureza quantitativa e caracteriza-se como descritiva e documental. O universo da pesquisa foi definido com base no Ranking Universitário, Folha 2015, e foi composto pelas 50 melhores universidades brasileiras. De acordo com os resultados obtidos, observa-se que: (i) há certa homogeneidade na estrutura dos planos de ensino das universidades brasileiras; (ii) a metodologia de ensino mais utilizada é a “Aula Expositiva”; (iii) o processo de avaliação mais comum é a “Prova”. A comparação com trabalhos anteriores mostra que cada um possui suas peculiaridades, não se podendo dizer que há plena similaridade entre os resultados aqui obtidos e os resultantes da pesquisa realizada em instituições americanas e o estudo feito em universidades de Santa Catarina. No entanto, pode-se afirmar existir maior proximidade com os resultados do estudo catarinense.

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Biografia do Autor

Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Clayton Robson Moreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pelas Faculdades INTA. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

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Publicado

2017-01-25

Como Citar

Lima, D. S. V. R., Pessoa, M. N. M., Santos, S. M. dos, Cabral, A. C. de A., & Silva, C. R. M. da. (2017). CONTABILIDADE DE CUSTOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE ENSINO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. ABCustos, 11(3), 106–134. https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.428

Edição

Seção

Artigos e resenhas