PROBLEMA DE PESQUISA: ANÁLISE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS NO 22.º CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS

Denize Cavichioli

Resumo


O objetivo do presente estudo é verificar como foram elaborados e apresentados os problemas de pesquisa dos artigos científicos publicados no 22.º Congresso Brasileiro de Custos e a relação entre o número de autores e os problemas por eles apresentados. Os principais pontos teóricos abordados foram a formulação e delimitação de um problema de pesquisa e suas possíveis incoerências. A pesquisa caracteriza-se: quanto ao objetivo, como descritiva; quanto à abordagem do problema, como quantitativa-quantitativa; e, em relação aos procedimentos, é tida como uma pesquisa bibliográfica. Para cumprir com o objetivo, foram levantados todos os artigos dos Anais do 22.º Congresso Brasileiro de Custos e analisados seus problemas de pesquisa. Como principais resultados, identificou-se que 51 artigos não expuseram problemas de pesquisa, e dos que não apresentaram de forma explícita os problemas de pesquisa, o maior número foi identificado na área temática Custos como Ferramenta para o Planejamento, Controle e Apoio a Decisões, constituindo 35,30%. Além disso, foram identificados 7 artigos com problemas de “engenharia” em seu problema e nenhum com juízo de valor; 4 problemas não se apresentam de forma interrogativa, e 18 problemas são possíveis de se responder com “sim” ou “não”. Não foi verificada relação entre o número de autores e a qualidade dos artigos produzidos. Concluiu-se, de forma geral, que houve pouco rigor na elaboração e apresentação dos problemas de pesquisa dos artigos científicos publicados no 22.º Congresso Brasileiro de Custos. Como contribuição teórica do estudo, destaca-se a apresentação de incoerências em problemas de pesquisa, que podem ser evitados e que comprometem a qualidade de uma pesquisa. Tratando-se de contribuição acadêmica, buscou-se investigar qual o impacto que o número de autores têm na qualidade dos problemas de pesquisa.


Palavras-chave


Problema. Pesquisa Científica. CBC.

Texto completo:

PDF

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia