GESTÃO DE CUSTOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS: UM ESTUDO APLICADO NO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR

Autores

  • Adriane Carine Maldaner Vorpagel Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Elza Hofer Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Anderson Giovane Sontag Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE http://orcid.org/0000-0003-0995-8664

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i2.440

Palavras-chave:

Controles Contábeis. Gestão de Custos. Atividades Rurais.

Resumo

Toda atividade empresarial necessita de planejamento, controle e gestão. Os empresários utilizam-se do conhecimento da administração, contabilidade e economia para gerenciar seus empreendimentos e tomar decisões. No agronegócio e na agricultura familiar, não pode ser diferente. Embora, muitas vezes, o empreendimento não se constitua uma empresa formal, mas a própria pessoa física no exercício de suas atividades, precisam-se de ferramentas gerenciais. Este estudo tem como objetivo verificar se os produtores de Marechal Cândido Rondon – PR utilizam controle de custos no gerenciamento de suas atividades, identificando o perfil, o porte das propriedades e de que maneira essas variáveis podem interferir na gestão e controle das atividades rurais. A pesquisa caracteriza-se por um estudo descritivo, de levantamento, e a coleta de dados desenvolveu-se com a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa foram submetidos a tratamento quantitativo, com análise descritiva. Constatou-se que os produtores possuem muita experiência no desenvolvimento das atividades rurais, mas encontram dificuldades na gestão da sua propriedade. A grande maioria adota um controle de custos informal, com anotações em caderno, sendo que modelos de gestão mais sofisticados são adotados por uma minoria de produtores rurais. O tamanho da propriedade e o faturamento influenciam na gestão, uma vez que, de acordo com o cruzamento de dados, verificou-se que quanto maior for a propriedade e o faturamento, melhor será o controle de custos das atividades desenvolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Carine Maldaner Vorpagel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Elza Hofer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2012); Mestre em Controladoria Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado UNIFECAP - (2004); Mestre em Ciências Sociais Aplicadas área de concentração Contabilidade - Faculdades Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon - FACIMAR (1986).

Anderson Giovane Sontag, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialização em Direito Empresarial e Contabilidade, Perícia e Auditoria. Graduação em Ciências Contábeis. Professor da Faculdade Luterana Rui Barbosa - FALURB.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Vorpagel, A. C. M., Hofer, E., & Sontag, A. G. (2017). GESTÃO DE CUSTOS EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS: UM ESTUDO APLICADO NO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR. ABCustos, 12(2), 111–139. https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i2.440

Edição

Seção

Artigos e resenhas