CUSTOS, DESEMPENHO E ESTRUTURA EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ

Lealis Vaz Meleiro Lopes, Caroline Nayara Marilac Flor, Marissa Yanara de Godoy Lima, Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Thais Accioly Baccaro

Resumo


Medidas eficientes por parte dos gestores públicos são necessárias para que os recursos destinados à educação sejam distribuídos de maneira igualitária e justa a toda a sociedade. Diante dessa afirmação, nota-se a necessidade de mensurar adequadamente o custo do sistema educacional, garantindo que os gastos públicos destinados ao desenvolvimento educacional sejam empregados tão somente para essa finalidade. Perante a situação de desigualdade no ensino, este artigo tem por objetivo analisar se as escolas de Santa Terezinha de Itaipu/PR, que possuem o maior custo por aluno, são também aquelas que ostentam o melhor desempenho no IDEB, identificando outros possíveis fatores que venham a influenciar sua performance. O estudo analisa, de forma quantitativa e descritiva, a distribuição dos recursos investidos na educação do Ensino Fundamental em um município de pequeno porte, localizado no interior do Paraná. Verificou-se que as escolas que apresentaram maior custo/aluno não necessariamente possuem o melhor desempenho nos indicadores de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, a relação custo/aluno entre as escolas é relativamente simétrica, havendo uma diferença de apenas R$ 39,00 entre a escola com maior custo daquela com menor custo, o que representa 24,62% de discrepância em relação ao custo médio.


Palavras-chave


Custo no Setor Público. Gestão Pública. Desempenho. Ensino Fundamental.

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