CUSTOS, DESEMPENHO E ESTRUTURA EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ

Autores

  • Lealis Vaz Meleiro Lopes Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0003-3825-5917
  • Caroline Nayara Marilac Flor Universidade estadual de Londrina/ Estudante
  • Marissa Yanara de Godoy Lima Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thais Accioly Baccaro Universidade Estadual de Londrina (UEL) http://orcid.org/0000-0001-6093-8429

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i3.442

Palavras-chave:

Custo no Setor Público. Gestão Pública. Desempenho. Ensino Fundamental.

Resumo

Medidas eficientes por parte dos gestores públicos são necessárias para que os recursos destinados à educação sejam distribuídos de maneira igualitária e justa a toda a sociedade. Diante dessa afirmação, nota-se a necessidade de mensurar adequadamente o custo do sistema educacional, garantindo que os gastos públicos destinados ao desenvolvimento educacional sejam empregados tão somente para essa finalidade. Perante a situação de desigualdade no ensino, este artigo tem por objetivo analisar se as escolas de Santa Terezinha de Itaipu/PR, que possuem o maior custo por aluno, são também aquelas que ostentam o melhor desempenho no IDEB, identificando outros possíveis fatores que venham a influenciar sua performance. O estudo analisa, de forma quantitativa e descritiva, a distribuição dos recursos investidos na educação do Ensino Fundamental em um município de pequeno porte, localizado no interior do Paraná. Verificou-se que as escolas que apresentaram maior custo/aluno não necessariamente possuem o melhor desempenho nos indicadores de qualidade do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, a relação custo/aluno entre as escolas é relativamente simétrica, havendo uma diferença de apenas R$ 39,00 entre a escola com maior custo daquela com menor custo, o que representa 24,62% de discrepância em relação ao custo médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lealis Vaz Meleiro Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Uiversidade Estadual de Londrina

Departamento: Administração 

Área: custos da administração pública

Bolsista pela fundação Araucária. 

 

Caroline Nayara Marilac Flor, Universidade estadual de Londrina/ Estudante

Ciência Sociais Aplicada/ Administração Pública 

Marissa Yanara de Godoy Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Brasil, e pós-graduação lato sensu em Finanças Corporativas pela UEL.

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina. 

Thais Accioly Baccaro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Administração, Área Educação, Sustentabilidade e Admnistração.

Downloads

Publicado

2018-03-14

Como Citar

Lopes, L. V. M., Flor, C. N. M., Lima, M. Y. de G., Amâncio-Vieira, S. F., & Baccaro, T. A. (2018). CUSTOS, DESEMPENHO E ESTRUTURA EDUCACIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO PARANÁ. ABCustos, 12(3), 26–44. https://doi.org/10.47179/abcustos.v12i3.442

Edição

Seção

Artigos e resenhas