ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DE ACORDO COM O CUSTO DAS ATIVIDADES RELEVANTES

Leandro Saraiva Dantas de Oliveira, Victor Godeiro de Medeiros Lima, Agamenon da Costa Melo Segundo, Aneide Oliveira Araujo

Resumo


Buscou-se mensurar e avaliar as atividades relevantes para obtenção dos melhores desempenhos no IDEB nas últimas três Provas Brasil, em três escolas municipais da cidade de Natal. É um estudo qualitativo realizado por meio de análise do conteúdo das informações obtidas em entrevistas semiestruturadas com os diretores das escolas e documentos para cálculo dos custos utilizando uma adaptação do custeio por atividades. Foi apontada como diferencial, basicamente, a realização de atividades de leitura, simulados para capacitar os alunos e acompanhamento pedagógico. Logo, calcularam-se os gastos dessas atividades que agregam valor. A atividade que apresentou menor custo foi a Roda de Leitura, estimada em R$ 438,00, valor esse próximo do alcançado pelas atividades de Simulado nas duas escolas, que teve os simulados como principal motivo para o sucesso das escolas, sendo eles de R$ 466,70 e 619,01. Já a atividade com maior valor de custos é o Acompanhamento Pedagógico Semanal, estimado em R$ 102.507,80. A mensuração dos custos das atividades sugeridas como diferenciais proporciona mecanismos de avaliação de resultados, permitindo a comparação dos custos entre escolas municipais e um melhor gerenciamento dos recursos ao alocá-los em atividades pedagógicas diferenciais com o objetivo de melhorar seu desempenho.


Palavras-chave


Custo no setor público. Educação básica. Gasto público.

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