ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DE ACORDO COM O CUSTO DAS ATIVIDADES RELEVANTES

Autores

  • Leandro Saraiva Dantas de Oliveira Universidade Federal do Cariri
  • Victor Godeiro de Medeiros Lima Universidade de Brasília
  • Agamenon da Costa Melo Segundo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Aneide Oliveira Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i1.443

Palavras-chave:

Custo no setor público. Educação básica. Gasto público.

Resumo

Buscou-se mensurar e avaliar as atividades relevantes para obtenção dos melhores desempenhos no IDEB nas últimas três Provas Brasil, em três escolas municipais da cidade de Natal. É um estudo qualitativo realizado por meio de análise do conteúdo das informações obtidas em entrevistas semiestruturadas com os diretores das escolas e documentos para cálculo dos custos utilizando uma adaptação do custeio por atividades. Foi apontada como diferencial, basicamente, a realização de atividades de leitura, simulados para capacitar os alunos e acompanhamento pedagógico. Logo, calcularam-se os gastos dessas atividades que agregam valor. A atividade que apresentou menor custo foi a Roda de Leitura, estimada em R$ 438,00, valor esse próximo do alcançado pelas atividades de Simulado nas duas escolas, que teve os simulados como principal motivo para o sucesso das escolas, sendo eles de R$ 466,70 e 619,01. Já a atividade com maior valor de custos é o Acompanhamento Pedagógico Semanal, estimado em R$ 102.507,80. A mensuração dos custos das atividades sugeridas como diferenciais proporciona mecanismos de avaliação de resultados, permitindo a comparação dos custos entre escolas municipais e um melhor gerenciamento dos recursos ao alocá-los em atividades pedagógicas diferenciais com o objetivo de melhorar seu desempenho.

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Biografia do Autor

Leandro Saraiva Dantas de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

Graduado em Ciências Contábeis pela UFRN.
Graduado em Administração Pública pela UFRN.
Mestre em Ciências Contábeis pelo Multi UnB/UFPB/UFRN.
Professor Efetivo da Universidade Federal do Cariri

Victor Godeiro de Medeiros Lima, Universidade de Brasília

Doutorando (UnB), Mestre (UnB/UFPB/UFRN) e Bacharel (UFRN) em Ciências Contábeis.

Agamenon da Costa Melo Segundo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Contábeis pela UFRN.
Mestre em Ciências Contábeis pelo Multi UnB/UFPB/UFRN.

Aneide Oliveira Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Economia e Ciências Contábeis pela UFS.
Mestre em Administração pela FGV-SP.
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP.
Professora Efetiva da UFRN (Dep. de Ciências Contábeis)

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Oliveira, L. S. D. de, Lima, V. G. de M., Melo Segundo, A. da C., & Araujo, A. O. (2018). ANÁLISE DO DESEMPENHO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DE ACORDO COM O CUSTO DAS ATIVIDADES RELEVANTES. ABCustos, 13(1), 1–27. https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i1.443

Edição

Seção

Artigos e resenhas