GESTÃO DE CUSTOS EM ESCOLA DE IDIOMAS: ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DA ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO
DOI:
https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i1.466Palavras-chave:
Escola de idiomas. Análise CVL. Estudo de caso.Resumo
O artigo relata estudo de caso sobre a aplicação da Análise Custo/Volume/Lucro (CVL) em escola de idiomas. Buscou resposta para questão relacionada às informações gerenciais proporcionadas pela Análise CVL nesse tipo de estabelecimento e teve o objetivo de identificar as informações gerenciais que podem ser obtidas por meio dessa ferramenta nesse contexto empresarial. Quanto à metodologia, caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa e utilização do procedimento de estudo de caso. No que tange aos resultados, a pesquisa demonstrou que a utilização da Análise CVL permitiu aos administradores da entidade a obtenção de diversas informações de cunho gerencial que não dispunham até então. Ou seja, possibilitou conhecer a rentabilidade de cada turma individualmente; apurar quais turmas contribuíram mais para o resultado do período; determinar o ponto de equilíbrio das operações da escola e por turma (em valor monetário e em número de mensalidades); identificar a margem de segurança do negócio; elaborar uma demonstração do resultado em formato gerencial e mensurar a lucratividade mensal evidenciando a participação percentual de cada fator no resultado. Ao término da pesquisa, concluiu-se pela aplicabilidade da Análise CVL nesse tipo de instituição de ensino, sem maiores adaptações para adequação ao contexto visado.
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Copyright (c) 2020 Rodney Wernke, Lucas dos Santos Faccenda, Ivone Junges
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