CUSTEIO-ALVO INCORPORANDO O CUSTO DE CAPITAL PARA TOMADA DE DECISÃO: UM CASO DE ENSINO

Autores

  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Washington Juarez de Brito Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Juliana Reis Bernardes UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
  • Josaias Santana dos Santos FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE
  • Wellington Dantas de Sousa INSTITUTO FEDERAL BAIANO

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i3.467

Palavras-chave:

Custo de capital. Tomada de decisão. Vinícolas. Custeio-Alvo.

Resumo

Tendo como pano de fundo uma vinícola, localizada no Vale do São Francisco, que investe significativamente em pesquisa e desenvolvimento e, como tal, tem demonstrado importante continuidade no lançamento de novos produtos, o presente caso de ensino tem por objetivo discutir o processo de tomada de decisão estratégica no âmbito do desenvolvimento de produtos. Por meio de uma análise documental da aplicação da abordagem tradicional da técnica de Custeio-Alvo e, posteriormente, de um modelo modificado que incorpora o custo de oportunidade dos fundos investidos, conforme sugerido por Kee e Matherly (2006), Kee (2010) e Nascimento et al. (2013), os alunos terão a oportunidade de analisar a real viabilidade econômica do produto, pois não se mostrará, na prática, um processo tão intuitivo. O presente caso de ensino mostra-se útil para discussão nos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção, nas disciplinas de Contabilidade de Custos, Contabilidade Gerencial e Análise de Custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

outor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Contabilidade na área de concentração Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco - UPE, MBA em Gestão de Negócios pela Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia - EEA, graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2009) e em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2006). Premiado pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) em 2º lugar no concurso nacional de monografia em 2009 (Prêmio Excelência Acadêmica - Sérgio de Iúdicibus). Docente do curso de Bacharelado em Administração de Empresas (Campus Amílcar Ferreira Sobral) e do programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da UFPI. Participa, desde 2010, como avaliador do Prêmio Excelência Acadêmica, concurso nacional de monografia promovido pela FUCAPE Business School, além de ser parecerista de eventos e revistas qualificadas pela CAPES na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. Enquanto Pesquisador, lidera o grupo de pesquisa Excelência na Gestão (UFPI), além de participar do grupo de pesquisa Ciência e Ensino Contábil (UFRJ). Está Editor Gerente da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (GϵCont), periódico que tem por Missão difundir e promover o conhecimento na área de Gestão (Administração, Contabilidade, Economia e Finanças), através do meio digital, de forma gratuita, aberta a todos os interessados. Atualmente é professor Auxiliar da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Pública, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade e Governança Corporativa.

Washington Juarez de Brito Filho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Professor Adjunto de Contabilidade Tributária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1997), graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), graduação em Ciências Contábeis (summa sum laude) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), graduação em Ciências Econômicas (2013), especialização em Direito Tributário Internacional pela Universidade de Santiago de Compostela (2006), mestrado e doutorado em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003 e 2009) e doutorado em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo (2011). Seu campo de pesquisas concentra-se no Direito Tributário e Societário internos (tributos e contribuições previdenciárias), na Tributação Internacional, no Planejamento Tributário e Societário, na relação entre Tributação e o Direito Internacional do Comércio e na Análise Econômica aplicada ao Direito Tributário e ao Direito Internacional do Comércio.

Juliana Reis Bernardes, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Mestra em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2009) e Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Em 2007, atuou em turmas de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Getúlio Vargas, no período de 2008 a 2011 foi professora do Centro de Ensino Educarte, em turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Exerceu a função de professora do Ensino Médio no ano de 2010, no Centro Educacional Antônio Honorato. Em 2012,ministrou aulas de Metodologia Científica na Faculdade São Francisco de Juazeiro - FASJ e em 2014, ministrou o curso Gestão Empresarial na Petromaster cursos. Desde 2012, atuo como consultora da empresa Forte Material de Construção Casa Nova LTDA. Ministrou aula de Tópicos contemporâneos de pesquisa em Controladoria e Finanças na Especialização de Controladoria e Finanças na Faculdade São Francisco de Juazeiro - FASJ, em 2016. Atuou como professora de Gestão de Custos, Fundamentos Contábeis e Sistemas de Informação Gerencial da Universidade Maurício de Nassau, campus Petrolina. Atualmente, é professora de Controladoria, Empreendedorismo, Introdutória II e Contabilidade Aplicada às Cooperativas na Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF No âmbito da pesquisa, tem investigado níveis de letramento, produção textual, níveis de escrita, de estudantes e profissionais e, principalmente, analfabetismo funcional e gestão do conhecimento. Atualmente, tem pesquisado o consumo de indivíduos com baixo nível de alfabetização funcional.

Josaias Santana dos Santos, FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2004) e Especialista em Gestão da Administração Pública pela Universidade Castelo Branco - UCB, Rio de Janeiro - RJ (2008) e Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Bussines School - FUCAPE, Vitória - ES (2015). Servidor Público Federal, é Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. É Professor Assistente do Quadro Permanente, atuando na Graduação e Pós-Graduação e é Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria Aplicada ao Setor Público (lato sensu) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE. Tem atuado no ensino e na pesquisa nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento e Finanças Públicas, Auditoria e Perícia Contábil, Análise das Demonstrações Contábeis, Controladoria e outras. 

Wellington Dantas de Sousa, INSTITUTO FEDERAL BAIANO

Professor. Premiado no Excelência Acadêmica pela Fucape Business School de Vitória-ES no Mestrado em Ciências Contábeis, conceito 5 na CAPES. Graduado em Ciências Contábeis. Graduado em Administração. Pós graduado em Controladoria e Finanças. Especialista em Docência do Ensino Superior e Mestre em Ciências Contábeis. Foi Professor e Coordenador de Curso na Faculdade São Francisco de Juazeiro - FASJ. Foi Docente no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IF Sertão. Foi Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais - FACAPE nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atualmente é Professor Efetivo DE no Instituto Federal Baiano - IFBAIANO na área de Administração Rural; Avaliador Ad hoc da Revista de Gestão e Contabilidade da Universidade Federal do Piauí e da Revista Expansão Acadêmica. Ministra (ou) as disciplinas de Gestão e Empreendedorismo, Gestão do Agronegócio, Gestão Estratégica de Custos, Gestão da Produção, Gestão Rural, Administração e Planejamento Rural, Economia Rural, Metodologia Científica, Finanças Corporativas, Controladoria, Contabilidade Gerencial, Contabilidade do Setor Agrícola e Pecuário. Tem interesse em pesquisas e grupos de estudo nas áreas de Controladoria, Associativismo e Cooperativismo, Gestão de Custos, Gestão no Setor Público/Privado, Educação do Campo e Ambiente Rural.

Downloads

Publicado

2019-01-25

Como Citar

Nascimento, J. C. H. B. do, Brito Filho, W. J. de, Bernardes, J. R., Santos, J. S. dos, & Sousa, W. D. de. (2019). CUSTEIO-ALVO INCORPORANDO O CUSTO DE CAPITAL PARA TOMADA DE DECISÃO: UM CASO DE ENSINO. ABCustos, 13(3), 120–133. https://doi.org/10.47179/abcustos.v13i3.467

Edição

Seção

Caso de Ensino