CUSTEIO-ALVO COMO SUPORTE ÀS DECISÕES EM UMA EMPRESA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Samara Aparecida Dutra Filla, Juliane Andressa Pavão, Iasmini Magnes Turci Borges

Resumo


A pesquisa tem por objetivo aplicar o custeio-alvo como suporte às decisões na principal atividade de uma empresa de Publicidade e Propaganda. Como foco da pesquisa, elegeu-se a atividade de maior retorno da empresa, um pacote de serviços que inclui a gestão das redes sociais Facebook e Instagram, a criação e personalização de fanpages e anúncios patrocinados. Os procedimentos metodológicos consistem de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que foi realizada por meio de uma pesquisa diagnóstica, tendo a coleta de dados sido realizada por meio de observações, questionário e entrevistas semiestruturadas. O estudo apresentado auxilia o gestor que, por meio desta, pode ter maior facilidade para identificar os custos que influenciam o preço de venda de seus serviços, identificar as necessidades dos seus clientes, podendo alterar os serviços de acordo com a sua procura e, com essas informações, tomar a melhor decisão na prestação do serviço, alcançando o preço de mercado sem diminuir sua margem de lucro. Pode-se concluir que o custo real do pacote em estudo está abaixo do custo-meta, sem ser necessário realizar reduções no custo da empresa. As informações geradas por esta pesquisa auxiliam a tomada de decisão, principalmente a respeito da formação do preço de seus serviços, podendo servir de base para fechamento de futuros contratos e criação de novos pacotes.


Palavras-chave


Custeio-alvo. Gestão estratégica de Custos. Publicidade e propaganda.

Texto completo:

PDF


 

 

  Revista ABCustos - ISSN 1980-4814

  Associação Brasileira de Custos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia