GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS: FATORES INIBIDORES EM EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Rafael Araújo Sousa Farias Universidade de Brasília (UnB)
  • Valdirene Gasparetto UFSC

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i2.530

Palavras-chave:

Gestão de Custos Interorganizacionais. Fatores Inibidores. Setor Moveleiro. Gestão Estratégica de Custos.

Resumo

Este artigo analisa os fatores que inibem a prática da Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) em empresas do setor moveleiro do Distrito Federal. Participaram do estudo três empresas: uma fábrica de móveis, uma madeireira e uma loja de móveis. Conduziram-se entrevistas em profundidade, e os dados foram analisados mediante as técnicas Análise de Conteúdo e análise da tendência; e Intensidade de concordância quanto aos constructos, de modo a analisar os relacionamentos entre as empresas quanto aos fatores inibidores identificados na literatura. Os fatores inibidores: falta de gerenciamento voltado ao longo prazo, dependência de aprendizagem mútua, dificuldades relacionadas à integração de informações entre as empresas, nível insuficiente de dados compartilhados, ausência de conhecimento especializado e programas de educação voltados aos funcionários, desequilíbrio entre ganhos de curto e longo prazo, sistemas de GCI muito complexos e design do modelo da GCI mal elaborado foram apontados como presentes nos relacionamentos analisados. Conclui-se que a compreensão dos relacionamentos, a percepção de que as empresas estão interligadas, e o fato de conhecerem os processos e atividades das demais favorecem a GCI. O bom relacionamento facilita a comunicação, a resolução de problemas e as negociações entre as empresas. Questões relacionadas à economia e à legislação interferem nos fatores inibidores da GCI. Há fatores condicionantes da GCI que, para serem atingidos, precisam superar mais de um fator inibidor. Conclui-se, ainda, que há dificuldade de as empresas consideradas “não importantes” constituírem relacionamentos em longo prazo. Por fim, a falta de profissionais especializados em abordagens interorganizacionais não impossibilita sua aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Araújo Sousa Farias, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Administração pela UniNovafapi - Certificado Fundação Getúlio Vargas - FGV; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí - UFPI; Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Doutorando em Administração pela Universidade de Brasília - UnB; e Contador CRC/DF.

Valdirene Gasparetto, UFSC

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Contabilidade, na graduação e no programa de pós-graduação. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (1995) e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (1999 e 2003). É subcoordenadora do PPGC da UFSC desde o ano de 2013. Membro do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e do Núcleo de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Controle Gerencial, ambos da UFSC. É autora de artigos publicados em periódicos e trabalhos divulgados em anais de eventos científicos. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, custos para tomada de decisões e gestão em cadeias de suprimentos.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

Farias, R. A. S., & Gasparetto, V. (2019). GESTÃO DE CUSTOS INTERORGANIZACIONAIS: FATORES INIBIDORES EM EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO DO DISTRITO FEDERAL. ABCustos, 14(2), 121–152. https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i2.530

Edição

Seção

Artigos e resenhas