DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO E NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Autores

  • Márcio Luiz Borinelli Universidade de São Paulo - USP https://orcid.org/0000-0002-3257-6704
  • Welington Rocha Universidade de São Paulo e FIPECAFI
  • Diogo Moreira Carneiro FIPECAFI
  • Alexandre dos Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.584

Palavras-chave:

Sistemas de Custos. Setor Público. Hospitais Universitários. Desafios.

Resumo

Os hospitais universitários brasileiros, centros de formação de profissionais e prestadores de assistência à saúde da população, passaram por grave crise em meados da década de 2000 que comprometeu o seu funcionamento. A recuperação dessas entidades envolveu a adoção de um conjunto de medidas de modernização de gestão. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo identificar as causas dos principais desafios enfrentados na concepção, desenvolvimento e implantação de sistemas de custos em hospitais universitários brasileiros e explorar possíveis alternativas para solucioná-los. O método de pesquisa empregado foi a pesquisa-ação, dividida em cinco etapas: (i) elaboração do projeto básico, (ii) diagnóstico, que envolveu observação direta, investigações em campo e entrevistas semiestruturadas como estratégias de coleta de dados, (iii) desenvolvimento do modelo conceitual; (iv) desenvolvimento operacional do sistema de custos e (v) implantação. As cinco etapas ocorreram ao longo de cinco anos na segunda década dos anos 2000, sendo que a amostra foi composta por hospitais universitários localizados em todas as cinco regiões brasileiras. Os resultados revelaram que tais desafios, entraves e percalços podem ser resumidos em cinco categorias: características organizacionais e do processo de gestão; aspectos legais e normativos inerentes ao setor público; diversidade de porte e de níveis de complexidade dos hospitais; diversidade de objetos de custeio e de propósitos de uso das informações; e escala de prioridades da área de tecnologia de informação. Esses resultados podem melhorar o conhecimento sobre o tema e auxiliar profissionais envolvidos em projetos desta natureza a se precaver sobre esses desafios e dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Borinelli, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor no Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Borinelli, M. L., Rocha, W., Carneiro, D. M., & Silva, A. dos S. (2020). DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO E NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTOS EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. ABCustos, 15(3), 131–170. https://doi.org/10.47179/abcustos.v15i3.584

Edição

Seção

Artigos e resenhas