CONCEITOS RELEVANTES DE CUSTOS: A VISÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, O OLHAR DA TEORIA DA CONTABILIDADE E A PERCEPÇÃO DE DISCENTES

Autores

  • Raimundo Nonato Lima Filho
  • Adriano Leal Bruni
  • Márcio Santos Sampaio
  • Antonio Gualberto Pereira

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v6i3.158

Palavras-chave:

Teoria da Contabilidade. Contabilidade de Custos. Conceitos Relevantes de Contabilidade de Custos. Ensino de Contabilidade de Custos.

Resumo

Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade de Custos e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para a tomada efetiva de decisões. Este trabalho buscou comparar a apresentação de tópicos didáticos com conceitos atuais da Teoria de Contabilidade e a percepção dos discentes, aferindo a compreensão de alguns termos associados à Contabilidade de Custos e explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade. Foram discutidos os conceitos de ativos, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em Cursos de Ciências Contábeis que já haviam freqüentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). Os procedimentos quantitativos envolveram três fases distintas, formadas pela análise descritiva dos dados; pela compreensão das associações entre as respostas e o tipo de IES apresentado como pública ou privada; pelo estudo da associação entre as respostas e a titulação do docente separados em não titulados, mestres e doutores e; pelo uso da regressão logística que buscou entender como a acurácia dos conceitos aprendidos pode ser alterada a partir do tipo de IES ou da titulação do docente. Os resultados obtidos foram significativos para a titulação: à medida que evolui a titulação do docente, melhor o desempenho manifestado pelos discentes em relação ao domínio dos conceitos relevantes da Contabilidade de Custos. As constatações aqui observadas revelam a importância da titulação dos docentes de Teoria da Contabilidade e indicam que o avanço do estudo destes profissionais em cursos de Mestrado e Doutorado contribui para a melhoria do uso efetivo da Contabilidade de Custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-18

Como Citar

Filho, R. N. L., Bruni, A. L., Sampaio, M. S., & Pereira, A. G. (2011). CONCEITOS RELEVANTES DE CUSTOS: A VISÃO DE TEXTOS DIDÁTICOS, O OLHAR DA TEORIA DA CONTABILIDADE E A PERCEPÇÃO DE DISCENTES. ABCustos, 6(3), 46–69. https://doi.org/10.47179/abcustos.v6i3.158

Edição

Seção

Artigos e resenhas