FMEA: ANÁLISE DO EFEITO E MODO DE FALHA EM SERVIÇOS: – UMA METODOLOGIA DE PREVENÇÃO E MELHORIA DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS

Autores

  • Lorena de Andrade Pinho
  • Sonia Maria da Silva Gomes
  • Wandré de Andrade Pinho
  • Tânia Cristina Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v3i1.40

Palavras-chave:

Empresas de serviços contábeis. Processo da folha de pagamento. FMEA.

Resumo

Este artigo mostra como, a partir dos conceitos da metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), é desenvolvida uma ferramenta adequada para prevenir a ocorrência de falhas durante a produção dos serviços das empresas contábeis. Na busca de alcançar o propósito deste estudo,desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e descritiva uma vez que são apresentadas as sete etapas da aplicação da FMEA no processo de elaboração da folha de pagamento, bem como a análise do tipo e efeito de falhas que podem ocorrer durante a execução deste processo. É possível concluir que esta metodologia pode ser aplicada não só para identificar as falhas do processo de prestação do serviço das empresas contábeis, mas sobretudo, como uma ferramenta de prevenção de falhas, facilitando a solução de problemas e contribuindo para um valor agregado aos clientes, além de possuir um baixo custo para aplicação e facilidade de adaptação a diversos segmentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-08

Como Citar

Pinho, L. de A., Gomes, S. M. da S., Pinho, W. de A., & Azevedo, T. C. (2008). FMEA: ANÁLISE DO EFEITO E MODO DE FALHA EM SERVIÇOS: – UMA METODOLOGIA DE PREVENÇÃO E MELHORIA DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS. ABCustos, 3(1), 1–24. https://doi.org/10.47179/abcustos.v3i1.40

Edição

Seção

Artigos e resenhas