REFLEXOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Autores

  • Milla Lúcia Ferreira Guimarães Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Andréia Cittadin Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Dourival Giassi Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Leopoldo Pedro Guimarães Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc
  • Vilson Menegon Bristot Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.410

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem. Metodologias ativas. Contabilidade de custos.

Resumo

As competências requeridas pelo mundo do trabalho em relação ao exercício da profissão de Contador vão além da formação técnica voltada para o controle e registros dos eventos econômicos e financeiros das entidades. O atual cenário da Contabilidade exige que esses profissionais tenham competências suficientes para gerenciar os empreendimentos. Entretanto, as metodologias utilizadas no Ensino Superior em Ciências Contábeis, principalmente aplicadas na disciplina Contabilidade de Custos, continuam centradas na figura do professor como sujeito preponderantemente ativo no processo de ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo que é preciso incluir metodologias que oportunizem  desenvolver  capacidade crítica, de análise, de reflexão, entre outras, sabe-se que esse processo de mudança é lento, pois demanda capacitação de docentes que, na maioria, não possuem dedicação exclusiva ao ensino, pois são profissionais da área, e poucos têm formação Stricto Sensu. Diante disso, o objetivo do artigo consiste em verificar possíveis reflexos no processo de aprendizagem dos estudantes mediante o uso de metodologias ativas no ensino da contabilidade de custos. A pesquisa classifica-se como descritiva, com análise qualitativa. Os resultados apontam que a metodologia ativa empregada contribuiu positivamente para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os estudantes envolvidos nessa experiência mostraram maior interesse pela construção do conhecimento por meio da leitura, aplicação e discussão de conceitos ainda não vistos em sala de aula, o que fortalece a autonomia discente. Porém, o emprego de metodologias ativas merece cuidados para evitar sobrecarga de atividades aos professores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestre em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Necon - Núcleo de Estudos Contábeis. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unesc. Coordenadora de Extensão da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas Unesc.

Andréia Cittadin, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Mestre em Contabilidade. Líder do Grupo de Pesquisa Necon - Núcleo de Estudos Contábeis. Professora do Curso de Ciências Contábeis da UNESC

Dourival Giassi, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Mestre Gestão de Negócios e Formação profissional Latino Americana. Membro do Grupo de Pesquisa Necon - Núcleo de Estudos Contábeis. Coordenador adjunto e professor do Curso de Ciências Contábeis da Unesc.

Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Mestre em Engenharia de Produção. Doutorando em Ciências Ambientais. Membro do Grupo de Pesquisa NEEP - Estudos em Engenharia de Produção. Coordenador e professor do Curso de Engenharia de Produção da Unesc.

Vilson Menegon Bristot, Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc

Doutor em Engenharia de Minas, Metalurgica e Materiais. Membro do Grupo de Pesquisa NEEP - Estudos em Engenharia de Produção. Coordenador Adjunto e Professor do Curso de Engenharia de Produção da Unesc.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Guimarães, M. L. F., Cittadin, A., Giassi, D., Guimarães Filho, L. P., & Bristot, V. M. (2017). REFLEXOS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS. ABCustos, 11(3), 62–87. https://doi.org/10.47179/abcustos.v11i3.410

Edição

Seção

Artigos e resenhas