OS IMPACTOS DAS VARIAÇÕES DE PREÇO NAS CULTURAS DE SOJA E MILHO

Autores

  • Dário Schmidt Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB
  • Davi Schmidt Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB
  • Anderson Giovane Sontag Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE http://orcid.org/0000-0003-0995-8664
  • Elza Hofer Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i3.541

Palavras-chave:

Contabilidade Rural. Agronegócio. Produtos Agrícolas.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é verificar os impactos das variações dos preços dos produtos agrícolas e seus insumos na cultura da soja e do milho. O agronegócio está ligado a diversas áreas de pesquisa; neste caso, a contabilidade rural e custos. Suas principais características são: oferecer controle agrícola, decisões sobre tecnologia, produção e comercialização, ter gerenciamento de custos e vendas. Existem diversos fatores que influenciam os preços. Dessa forma, é preciso administrar as variáveis que interferem nas cotações e tornar-se competitivo com alcance dos menores custos de produção. Alguns produtos agrícolas são negociados em bolsas de valores; a maioria é vendida como commodity. A estatística é essencial para calcular os custos e despesas, mostrando resultados mais abrangentes, ou seja, um conjunto de valores e a interferência de cada um deles. Para este estudo, utilizou-se a soja e milho da safra verão, pela similaridade no processo de produção, e ambas constituem culturas alternativas. Nas safras de 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017, os resultados demonstram os lucros máximo, médio e mínimo. Com o estudo, foi possível concluir que é mais vantajoso cultivar soja, situação encontrada em dois períodos. O preço de milho e soja tem correlação forte entre si e média em relação ao dólar e euro. Os resultados apresentam grande divergência entre o resultado máximo e mínimo, sendo um dos riscos da atividade rural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dário Schmidt, Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB

Graduado do Curso de Ciências Contábeis pela Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB

Davi Schmidt, Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB

Graduado do Curso de Ciências Contábeis pela Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB

Anderson Giovane Sontag, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialização em Direito Empresarial e Contabilidade, Perícia e Auditoria. Graduação em Ciências Contábeis.

Elza Hofer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Possui Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2012); Mestre em Controladoria Contabilidade Estratégica pelo Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP - (2004); Mestre em Ciências Sociais Aplicadas - área de concentração Contabilidade - Faculdades Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (2000) e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon - FACIMAR (1986).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Schmidt, D., Schmidt, D., Sontag, A. G., & Hofer, E. (2019). OS IMPACTOS DAS VARIAÇÕES DE PREÇO NAS CULTURAS DE SOJA E MILHO. ABCustos, 14(3), 56–86. https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i3.541

Edição

Seção

Artigos e resenhas