APLICAÇÃO DO OPEN-BOOK ACCOUNTING (OBA) NA PERSPECTIVA DOS FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DO BRASIL

Autores

  • Vinícius Almeida Cordeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Ana Clara Gama Oliveira Universidade Federal de Uberlândia.
  • Anderson Martins Cardoso Universidade Federal de Uberlândia.
  • Marcelo Tavares Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i3.561

Palavras-chave:

Gestão de Custos Interorganizacionais. Open-Book Accounting. Setor Automotivo. Autopeças.

Resumo

As empresas têm estabelecido novas formas de relacionamento em resposta ao ambiente competitivo e globalizado no qual estão inseridas. Essa realidade exige que as empresas apliquem uma gestão de custos que vai além dos limites de uma única empresa. É nesse contexto que se inserem o Open-Book Accounting (OBA) e a Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI), que possuem o propósito de gerar e/ou manter vantagem competitiva. O objetivo deste estudo foi identificar como é aplicado o OBA na perspectiva dos fornecedores de autopeças no Brasil. Utilizou-se a estratégia quantitativa, sendo uma pesquisa descritiva. Foram aplicados questionários aos fornecedores de autopeças de montadoras brasileiras. Os resultados evidenciaram que o OBA é aplicado de maneira unilateral, dos fornecedores para as montadoras, com baixo nível de detalhe e com baixa frequência. Os fornecedores indicaram, em sua maioria, compartilhar suas informações por ser uma exigência das montadoras. Os achados evidenciaram também que não há incentivo para o compartilhamento de informações, o que não está alinhado com a literatura na área. Conclui-se que o OBA mostra-se um processo fraco no setor automotivo, o que pode estar relacionado à forma de sua aplicação, unilateralmente, gerando falta de confiança pelo risco de oportunismo e afetando, por exemplo, o nível de detalhe e a frequência do compartilhamento das informações. Com isso, essas empresas perdem a oportunidade de aplicar uma adequada gestão de custos interorganizacionais que os ajudaria a gerar e/ou manter vantagem competitiva.

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Biografia do Autor

Vinícius Almeida Cordeiro, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Contábeis/UFU.

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia e professora do PPGCC/UFU.

Ana Clara Gama Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia.

Graduanda em Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Contábeis/UFU.

Anderson Martins Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia.

Mestre em Controladoria pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

Marcelo Tavares, Universidade Federal de Uberlândia.

Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, Pofessor Titular da Faculdade de Matemática/UFU e Professor do PPGCC/UFU.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Cordeiro, V. A., Francisco de Almeida Fehr, L. C., Oliveira, A. C. G., Cardoso, A. M., & Tavares, M. (2019). APLICAÇÃO DO OPEN-BOOK ACCOUNTING (OBA) NA PERSPECTIVA DOS FORNECEDORES DE AUTOPEÇAS DO BRASIL. ABCustos, 14(3), 187–214. https://doi.org/10.47179/abcustos.v14i3.561

Edição

Seção

Artigos e resenhas