CUSTOS DA QUALIDADE: A EXPERIÊNCIA DE UM RESTAURANTE POTIGUAR NO PROGRAMA TURISMO MELHOR

Autores

  • Valdério Freire Moraes Júnior
  • Adriana Fernandes Vasconcelos
  • Claudia Gomes Graciano
  • Aneide Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.47179/abcustos.v4i2.81

Palavras-chave:

Qualidade. Custos da qualidade. Turismo melhor.

Resumo

Custos da qualidade geralmente estão relacionados a prevenção, falhas internas, falhas externas e inspeção. Esses custos devem ser gerenciados, e por esta razão as empresas têm buscado a implementação de programas de qualidade, com o intuito de melhorar seus produtos e serviços, bem como para aumentar seus lucros. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar os custos de qualidade de um restaurante potiguar localizado na cidade do Natal, que aderiu ao Programa Turismo Melhor em 2006. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa sobre a mensuração dos custos de qualidade com base no período de janeiro de 2006 a maio de 2007. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semi-estruturada bem como de relatórios contábeis para verificação das relações existentes entre as variáveis que integram os custos da qualidade da empresa. Os resultados mostram que a adesão ao selo trouxe benefícios à entidade pela redução efetiva de falhas percebidas no primeiro semestre de 2007, fixação em um mercado cada vez mais competitivo e melhores condições de trabalho. Por fim, a análise dos custos evidenciou o quanto os gastos efetuados em relação à qualidade beneficiaram a organização.

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Publicado

2009-07-07

Como Citar

Júnior, V. F. M., Vasconcelos, A. F., Graciano, C. G., & Araújo, A. O. (2009). CUSTOS DA QUALIDADE: A EXPERIÊNCIA DE UM RESTAURANTE POTIGUAR NO PROGRAMA TURISMO MELHOR. ABCustos, 4(2), 121–140. https://doi.org/10.47179/abcustos.v4i2.81

Edição

Seção

Artigos e resenhas